quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Indicação de Crivella aproxima governo Dilma dos evangélicos

O bispo Marcelo Crivella é sobrinho de Edir Macedo e um dos líderes da IURD. Também é senador pelo PRB do Rio de Janeiro. Hoje (29) assumiu o cargo de ministro da pesca. Sua indicação para o cargo pode resultar em uma maior aproximação do governo com os evangélicos. Membros da chamada Frente Parlamentar Evangélica, Crivella fazia coro aos pedidos dos evangélicos contra o casamento gay e a legalização do aborto, que em outros momentos eram defendidos pelo governo.

“Acredito que sim [haverá maior aproximação], embora não tenha sido esse o objetivo quando ela [Dilma] me convidou. [...] Sempre trabalhei na bancada evangélica para dirimir controvérsias”, afirmou o bispo hoje.

Durante a campanha de 2010, a então candidata Dilma Rousseff fez alianças com alguns setores evangélicos, mas tem sido criticada por ações consideradas liberais demais pelos religiosos. O governo atual tem sido alvo de constantes críticas por parte dos evangélicos e os debates públicos com figuras importantes do PT , como Gilberto Carvalho e Eleonora Menicucci.

A busca do apoio de evangélicos pode influenciar a candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Quando era ministro, Haddad enfrentou uma forte oposição Frente Parlamentar Evangélica ao tentar colocar nas escolas o chamado “kit gay”, material que teria a função de combate ao preconceito contra homossexuais.

Marcelo Crivella afirmou que espera ver as bancadas evangélicas na Câmara e no Senado mais próxima do governo federal. “Eu faço parte da bancada evangélica e espero que ela consiga cooperar com o governo. Mas sou indicado do PRB, não da bancada”, explicou.

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) foi estabelecido em 2005. Era o partido do ex-vice-presidente José Alencar, e fez parte da base de sustentação do governo de Lula e segue na base do governo Dilma. Em nota oficial, a Presidência enfatiza que a indicação de Marcelo Crivella abre espaço para “importante partido aliado”.

Com informações O Globo e Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário